sábado, 22 de agosto de 2009

George Romero errou! Humanos não têm chances contra zumbis, matematicamente falando




Cientistas, quando não têm uma idéia brilhante pra tornar a existência humana mais tranquila, resolvem que vão a campo fazer alguma pesquisa semi-inútil que será taxada de brilhante e dará prêmios e méritos para eles. Algumas são Ig Nobel total, como o cara que quis saber porque cortinas de banheiros dobram pra dentro… mas outras, ao menos, respondem perguntas nerds que estão por aí na história.

A última pesquisa nerd foi feita por cientistas da Universidades de Carleton e Ottawa, no Canadá, e diz respeito a sobrevivência da humanidade a uma infestação de zumbis. Usando vários cenários de infestação diferentes, eles concluíram o óbvio: humanos não têm chances se os zumbis caminharem sobre a terra. E ao fim colocaram no estudo o pomposo nome de Quando zumbis atacam!: Criando um Modelo Matemático de um Surto de Infecção por Zumbis.

Para entender realmente o que eles estão falando, leia a fala apocalíptica dos caras:



"Se a escala do surto aumentasse, então, o resultado seria o do juízo final: um surto de zumbis resultaria no colapso da civilização, com todos os humanos infectados, ou mortos. Isso porque nascimentos humanos e mortes dariam aos zumbis um suprimento infinito de novos corpos para infectar, ressuscitar e converter"



E isso se consideramos zumbis dos mais clássicos, que se movem lentamente, e não aqueles mortos-vivos anabolizados do remake de Madrugada dos Mortos, dirigido por Zack Snyder. Basicamente, os zumbis levariam ao colapso da civilização, e somente em caso de um contra-ataque rápido e fulminante (bomba atômica? Alguém?) a coisa seria contida. Mas, se a infecção se alastrasse como mostram os filmes… JÁ ERA!

Então, saiba que, ao final, somente os zumbis sobrevivem. Humanos não, como tentou me enganar o filme Terra dos Mortos, com seus zumbis inteligentes!